Quantcast
Channel: Trilhos Urbanos » bicicleta
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Mobilidade urbana em 9 pontos

0
0

O transporte público entrou com o pé na porta na sala do debate público. Pode ser que a reforma política proposta pela presidente Dilma Rousseff ontem roube os holofotes. Mas é bom não esquecer como tudo começou.

Convenhamos, zerar a tarifa é uma ideia bonita e impossível de ser implementada nas atuais condições de temperatura e pressão. Creio no entanto que é possível implementar ações simples e baratas para ajudar a mobilidade urbana.

Fiz uma lista com nove tópicos. A maioria eu conheci na época em que trabalhava como repórter de cidades e pesquisava mais sobre o assunto. Para quem acompanha discussões de urbanismo, nada muito “uau, que inovador”. Mas acho importante listar aqui. Vai que algum gestor público lê e se inspira ou ajuda cidadãos de alguma cidade a ter reivindicações concretas diante de seu prefeito. Os dados tem um ar de metrópole paulista, mas com pequenas adaptações dá para implementar em qualquer cidade. Olha só:

1 – Ciclovias e ciclofaixas: A ciclofaixa de lazer é bacana. Pelo o que dá para ver nos finais de semana, a aprovação é massiva. Está na hora de as ciclovias e ciclofaixas também atenderem as viagens casa-trabalho-escola.

 

2 – Sistema público de empréstimo de bicicletas: Será que é muito impossível ter algo como o Velib de Paris? Acho as bikes dos bancos simpáticas, mas muito concentradas na região do Ibirapuera. Sem contar que os planos do Velib são a partir de 19 euros por ano (menos de R$ 60).

velib

3 – Conexão da bicicleta com outros modais: São Paulo chegou a testar a colocação de suportes para carregar bicicletas nos ônibus. A ideia foi abandonada, não sei por quê. O Metrô também podia acabar com as restrições de horário para o embarque com bicicleta.

 

4 – Subsídios cruzados: É, estou falando do polêmico pedágio urbano. Além de tirar os carros das ruas, o dinheiro arrecadado poderia bancar parte das tarifas de ônibus e metrô. Inspeção veicular, como vivo insistindo, também pode ajudar.

 

5 – Incentivo para carona: Faixas preferenciais em vias arteriais para automóveis que carregam duas ou mais pessoas. Incentivo oficial a sites que unam pessoas com a mesma rota e em horários similares – se não me engano na USP tem/tinha algo assim.

 

6 – Coletivos alternativos: Em Santiago existem os táxis coletivos, que funcionam como lotação. Fazem rotas fixas. A prefeitura tem planos de regularizar os fretados, o que é ótimo.

 

7 – Bilhete eletrônico para o uso de toda a estrutura transporte público e com preço atrativo para quem usa em média duas conduções em dias de semana: Sei que a prefeitura de São Paulo tem planos de fazer o Bilhete Único Mensal, mas os dois pontos sublinhados são importantes.

 

8 – Espaço para ultrapassagem nas faixas exclusivas de ônibus: “Ah, mas vai tirar espaço dos carros”. Sim. Azar.

9 – Catraca fora: com a cobrança do bilhete antes da entrada no ônibus, o povo entra mais rápido e os bumbas ganham velocidade. Dá para ir implementando aos poucos, nas principais linhas primeiro.

Claro que além desses nove pitacos tem os básicos: modernização da CPTM, ampliação do Metrô, etc. Mas acho que esses nove pontos poderiam dar uma ajuda boa.

Link da foto


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images